terça-feira, 28 de julho de 2009

Lulla e Collor: sem comentários

Este é um encontro emblemático. Quem te viu quem te vê, já dizia o grande Chico Buarque. O dedo de Lula lá no fígado do collorido senador também é emblemático. O que é a política. Vá procurar entender. Fiquei estupefato, mas Sebastião Neri, na sua imensa sabedoria, comparando Lula a Jânio Quadros, me fez entender os gestos tresloucados do presidente. Lula enloquece todo mundo e, ao mesmo tempo, mantém todos os seus aliados na coleira. Ele diz o que cada um dos partidos quer ouvir e afaga o ego de todo mundo, sem distinção. Nesses papos de política, nada de buscar coerência. O negócio é agradar no gogó e nos gestos todos os aliados, canalhas ou não. Quase oito anos no poder deram ao metalúrgico um diploma daqueles, digno de fazer inveja a grandes raposas como ACM e o próprio Zé Sarney. Jader ganhou beijo, Collor abraço, Sarney defesas públicas. O preisdente é mesmo um grande aprendiz. Collor pode já ter pago sua condenação. Exilou-se em Miami no maior luxo. É senador eleito. Mas seja lá o que for, esse abraço pegou muito, mas muito mal... E eu que briguei tantas vezes por Lula e pelo seu projeto de país... É duro.

"Caminho das Índias" é uma doideira

A terceira (ou quarta) onda da globalização, sei lá, está aí. As fronteiras estão mais ou menos diluídas, as coisas que acontecem a milhares de quilômetros batem à nossa parte em segundos. O mundo, em certos aspectos, encolheu mesmo. E vários atores participam ativamente desse processo. Tudo bem. Mas Glória Perez e sua ponte áerea Brasil-Índia via Dubai, nos Emirados Árabes, é um verdadeiro fenômeno, um samba do crioulo doido. Como em O Clone, o povo voa de um país a outro em questão de segundos. Isso sem falar na doideira de tudo que é indiano falando português fluente. Ah, que maluquice! As cenas sobrepostas não convencem e aquela vaca preguiçosa comendo banana enquanto o povo morre de fome, não convence. Juliana Paes, a minha eterna e saudosa Ritinha, está uma chatice só. Chora como Céu de América e ainda tenta convencer que tem alguma química com o Márcio 'Bahuan' Garcia. Pelo amor de Deus! Maia deu para o dalit, casou com um brâmane, já corneado desde o início do casamento, e ainda tenta convencer ao marido que filho 'nascido de 12 meses' é dele. Acorda Raj, pois chifre que dá em brasileiro dá em indiano. Essa novela é mesmo uma doideira! E acabou sobrando pro Macaco Simão! Rá, rá, rá...

Obama, Sarkozy e a bunda brasileira

A polêmica correu mundo. Última reunião do G8 em L'Áquila, Itália, e clicaram os presidentes Obama e Sarkozy dando uma forte "bizoiada" no derrièrre da representante brasileira do Junior 8, grupo de jovens oriundos de vários países selecionados para juntos discutirem os problemas que afligem o planeta. Rapidinho, hipocritamente, como sempre, a mídia americana tratou de limpar a barra do Barack, soltando o vídeo e demonstrando que, na sequência, ele estava apenas o lugar para a representante americana. Bem, Sarkozy, o garanhão de plantão do G8, não se fez de rogado e continuou seguindo o bum-bum brasileiro. Tampouco, mandou alguém dizer que não esteve ali extasiado. Confusão diplomática à parte, lá se foi o Brasil, de novo, roubando a cena, com os dotes físicos de "responsa" de suas mulheres. Pois é. Tavam ou não tavam?