quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nós e a dengue, que vergonha!

Mas uma vez, estamos aqui, nessas glebas tropicais, lutando contra mosquitos. Mosquitos nada inocentes, matadores. Exatos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, com muitos mosquitos a reboque, e ainda sofremos e morremos por causa dessa praga. Logicamente que o descalabro em que se encontra o sistema público de saúde brasileiro só tem contribuído para que a situação chegue ao caos que se instalou no Rio de Janeiro. Mas não é só o Rio que deve se preocupar. A dengue avança por quase todas as regiões e caso não tomemos consciência de que essa é uma doença grave e nos impliquemos, a tendência é que vivamos uma pandemia de dengue no Brasil jamais imaginada. Enquanto as autoridades ficam jogando a responsabilidade no colo de um e de outro, a doença vai se alastrando, fazendo vítimas, em especial, crianças, que ainda não têm um sistema imunológico devidamente maduro para enfrentar o vírus. Um horror, uma tristeza, uma vergonha, principalmente quando vemos que a prevenção aqui é aspecto primordial no combate à enfermidade. O grande problema é que as pessoas acham que o mosquito só entrará na casa do vizinho. Ledo engano, foco feito e aninhado, o bicho não perdoa. Portanto, antes que algum de nós ou alguém dos nossos fique doente, vamos fazer a nossa parte. A dengue é perigosa. E é nossa responsabilidade! Vamos fiscalizar potenciais locais de água parada nas nossas casas, mudar nossos hábitos, ficar ligados. Estamos, literalmente, numa guerra!

2 comentários:

AkuTyger disse...

Where is that group that comes around throwing poison into the drains? This is just their department. They always used to come - where are they?

Sávio Siqueira disse...

I don't know. They should be around. We call those "fumacê". Well, let's hope Salvador doesn't follow Rio in this tragedy. Let's keep our eyes open and act, combat.

Take care,

Sávio