segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O lixo nosso de todo dia; nós, porcos... nas praias

Sempre digo que me sinto um privilegiado por morar e viver numa cidade linda e abençoada pela natureza como essa pérola negra chamada Salvador da Bahia. É verdade. Além de grande orgulho para mim e para muita gente que entende o que signfica estar nesse pedaço de chão à beira-mar, não temos motivo algum para não nos sentirmos contemplados com o que de melhor que Deus poderia nos oferecer em termos de recanto e moradia. Nessa terrinha querida, é o mar que nos dá tanto e, inúmeras vezes, nos salva das intempéries de uma rotina dura e congestionada, do stress do trânsito, da selvageria que se aninhou em todas as metrópoles desse país. Poucos têm o mar a seus pés como eu. E sempre que posso, o desfruto com fervor nas minhas caminhadas, cultivando a minha admiração por paisagem tão sublime. É nessas caminhadas por zonas mais próximas dos bairros ricos que vejo como somos "porcos" e mal educados, independentemente de condição socio-econômica. O lixo de nossas praias é algo abjeto e revoltante. Que sujeira fura meus olhos! Que podridão irrompe minhas narinas adentro! Que tristeza ver as nossas praias tão sujas, tão mal cuidadas! Somos mesmo um bando de porcos, daqueles bem ordinários, que sequer nos levantamos para catar o lixo que nós mesmos produzimos. Nesse quesito em Salvador, nota zero para todos nós. Aguardemos as consequências. Elas já estão aí.

Um comentário:

Lucielen disse...

Pois é... As pessoas precisariam mesmo de aulas de educação básica de convivencia assim como acontece quando se perde a carteira de motorista... E mesmo assim não sei se adiantaria muita coisa, porque embora as consequencias estejam ai evidentes no nosso dia-a-dia, parece que ninguém as enxerga! Aí é que dá vergonha de sermos humanos!