segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Saudades de Nazaré, Portugal

Nazaré é uma bela e não tão pacata vila portuguesa, situada no distrito de Leiria, Oeste, beijando o Atlântico Norte, com cerca de 10 mil habitantes. Estive aqui há pouco mais de um ano e saboreei uma das mais deliciosas sardinhas na brasa do planeta Portugal. Em plena rua, regadas a um bom azeite e um ótimo vinho tinto da casa. Estamos próximos de Lisboa e a menos de uma hora do santuário de Fátima. Do alto da grande pedra, vê-se a Praia de Nazaré, na verdade, um bairro à beira-mar e um dos mais tradicionais redutos pesqueiros portugueses. A praia é bonita, de mar azul, organizada e uma das mais concorridas do litoral oeste do país. A temperatura da água em nada lembra a nossa da Bahia, fica entre gélidos 16 e 18 graus, mas no verão europeu, milhares de ingleses e alemães, em especial, correm para lá, assim como para a região do Algarve, no sul. Não é à toa que, cada vez mais, se vê tanto gringo de pele branca por aquelas bandas. Quem por lá andar, não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, a feirinha no largo, a Capela da Memória e o restaurante A Sardinha. Depois, é só cair na farra ou nas águas do mar. E namorar, namorar muito, tendo como testemunhas apenas o céu e o mar. Saudades de Nazaré.

3 comentários:

Lucielen disse...

Me parece no mínimo um lugar interessantissimo de se conhecer... Um lugar que fala um pouquinho de minhas raizes longinquas e que muito provavelmente me encantaria... To adorando essa de conhecer um pouquinho de cada lugar através da sua visao peculiar!

Sávio Siqueira disse...

Que bom. Fico feliz. Passe esse blog adiante para aqueles que vc acha que vão gostar, querida.

Unknown disse...

Es un sitio alucinante, estuve hace unos días y fué espectacular. No tuve la suerte de verlas tan grandes pero ese mar es un paraiso. Más información sobre mi experiencia y como llegar en https://lasrutasdecuca.com/2017/08/22/2220/
Un saludo