sábado, 23 de fevereiro de 2008

...e morre Rubens de Falco, o malvado Leôncio

Morreu ontem, praticamente em indigência, um dos maiores atores desse país. O cara que mais me irritou, mais me tirou do sério e toda a população brasileira quando entrava em cena na primeira versão de "A escrava Isaura", em 1976. A história do romancista Bernando Guimarães foi um sucesso estrondoso naquela época e catapultou para a fama eterna uma atriz desconhecida, de voz melosa, chamada Lucélia Santos. Ela era e é boa, mas quem roubava a cena na pele do miserável Leôncio Almeida, dono da escrava Isaura, era mesmo o grande Rubens de Falco. Na minha modesta opinião, nunca houve e jamais haverá algum vilão como aquele. Leôncio, claro, era uma caricatura do mais ordinário e cruel senhor de terras dos muitos que habitaram esse Brasil nos tempos da colônia e do império. Entretanto, o mérito de incorporar e levar ao extremo o caráter nefasto desses escravagistas cruéis e sem coração, coube a esse ator maravilhoso. Leôncio fazia maldades por amor, até certo ponto. Rubens de Falco, engenhosamente, transmitia tudo aquilo que Leôncio sentia e atingia em cheio o brio de cada um dos seus espectadores. Se vivêssemos em tempos de Orkut nos idos de 1976, certamente, teríamos milhares de comunidades entituladas "Eu odeio Leôncio" ou "Morte a Leôncio". 2008. Morre Rubens de Falco. Fica o registo anônimo de um admirador. A (tele)dramaturgia brasileira está um pouco mais depauperada.

3 comentários:

AkuTyger disse...

You should write in English once in a while, as I SHOULD write in Portuguese, but I don't. Never mind, it's good practice for me.

Sávio Siqueira disse...

Hi, darling, sorry, yes, I am supposed to write more often in English. I will. I'm glad you paid me a visit.

Um beijo.

Suzane Taissoun disse...

Assistir "A Escrava Isaura" era questão de vida ou morte para mim. Me senti triste com a morte do Rubens de Falco.
E estou ADORANDOO esse blog. Estava com saudades de tudo o que vc escreve. Bjos