domingo, 19 de dezembro de 2010

Olhos do Mundo, Milton como nunca e sempre


"Olhos do Mundo" é uma das canções do novo trabalho do maravilhoso Milton Nascimento, umas das mais poderosas vozes de nossa música popular. Milton, apesar de altos e baixos ao longo de sua carreira, traz sempre algo inovador. É por isso que quando lhe perguntam em que estilo musical ele se encaixa, a resposta é taxativa: Milton! "Olhos do mundo", do álbum ...E a gente sonhando (EMI, 2010), composição de dois garotos de Três Pontas (MG), cidade onde Milton foi criado, fala do pequeno tamanho desse mundão, especialmente em tempos de globalização: "Já não há quem possa ficar assim tão só, o mundo é pequeno e sempre dá um nó". Os autores da canção e que também assumem o vocal com o Bituca, são Marco Elízeo e Heitor Branquinho. Vale a pena ouvir. Peço licença ao Miltão para postar a música: "No norte ou no sul, interior ou capital, há quem pareça, mas não há nada igual". Um convite a celebrarmos a nossa deliciosa diversidade, as nossas sutis diferenças, nem sempre bem compreendidas. Mia Couto, grande escritor moçambicano, já escrevia: "A única maneira de sermos puros é sermos híbridos. A verdade é que só seremos um se formos muitos". Quanta sabedoria! Milton e seus convidados, de alguma forma, estão dizendo isso. Ouçam, aproveitem, deleitem-se e, em algum lugar deste mundo, lembrem-se de mim. Eu, certamente, farei o mesmo. "Quem é capaz de fechar os olhos do mundo?" Salut!

Um comentário:

Lucielen disse...

O titulo do album é extremamente sugestivo não - "E a gente sonhando"? Essa é a fase que eu vivo intensamente agora... Sonhar, buscar, pensar uma outra realidade... Mas nesse caminho conto com outras pessoas que me ensinam com suas histórias e assim eu vou seguindo o caminho, vivendo a diferença do outro e fazendo dela parte do mosaico da minha vida! Linda mesmo a canção...